terça-feira, 22 de março de 2011

Arteterapia

Sabe-se que a arte em si pode ter um valor terapêutico. O que não é a mesma coisa que arte-terapia. A arte-terapia é uma modalidade psicoterapêutica que faz uso da arte dentro do processo terapêutico. Todas as pessoas, em certos momentos, e períodos da vida, podem identificar aspectos de conflito e satisfação que são inerentes à condição humana. No processo terapêutico a arte é um instrumental valioso, tem papel facilitador, a fim de promover o entendimento do indivíduo, interrogando e integrando novas formas e possibilidades de ser e perceber o mundo.

O arte-terapêuta pode trabalhar com recursos como, por exemplo, recorte e colagem, desenho, escrita, propondo diversas atividades. Não é necessário que o paciente tenha conhecimento prévio ou treino de habilidades com relação aos materiais e recursos propostos. As produções devem acontecer da forma mais espontânea. Em nenhum momento é atribuído um julgamento estético. É certo que o contato com os materiais pode despertar o desejo e a aptidão artística de quem executa; quando isso ocorre, deve ser visto como um ganho adicional.

Durante as sessões a expressão verbal é valorizada e os materiais e recursos técnicos são propostos de acordo com a disponibilidade e necessidades sentidas. As produções realizadas em cada uma das sessões são registros que podem ser retomados e reinterpretados pelo próprio criador com o auxílio do terapeuta, ganhando assim, novos significados e valores na sua história pessoal. As sessões podem acontecer de forma individual ou em grupo, como tratamento, prevenção e auxiliar em processos diagnósticos.

Nenhum comentário: